tirando o visto americano

seguindo a tendência farofal da brasileirada, eis que me rendi a vontade de passear em terras norte americanas! totalmente apaixonada pela Europa, decidi dá uma chance à reestruturação econômica da terra do Mickey e do Obama. e pra você que tava esperando aquela dica ixperta e o passo a passo, achou =)

vamos lá:

– o processo começa com o preenchimento do formulário DS-160, que você encontra nesse site aqui -> https://ceac.state.gov/genniv/default.aspx. Atenção: você vai precisar, em algum momento do formulário, fazer o upload de uma foto sua, de no máximo 200 e poucos kb (mulheres: cabelo pra trás da orelha, colo coberto, séria e aquelas formalidades blá blá blá que você já conhece. esse final vale pros homens também, tá?). Atenção 2: a primeira informação que você dá para iniciar o preenchimento do formulário é onde quer aplicar o visto. para o Brasil as opções de consulado estão em SP, no RJ, em Brasilia ou Recife. depois disso, pressione o “Start an Aplicattion”. se não fala inglês, peça ajuda, repito, tudo nesse site é em inglês. sei que muita gente faz com ajuda da agência de turismo que está comprando as passagens e não há mal nisso. só se certifique que as informações são reais, pois você precisa confirmar tudo pessoalmente (ou pelo menos precisa estar preparado para tal)!!!

– informação valiosa: onde você disser que quer aplicar o visto tem que ser obrigatoriamente o local onde vai agendar a entrevista. eu, por exemplo, preenchi o formulário com SP e como não achei a data que queria, acabei marcando em Recife. resultado, tive de refazer o formulário com Recife e pedir pro consulado atualizar o meu numero do DS-160. ufa! e tudo isso na véspera de viajar.

– lembro que em alguma parte dele pede onde você vai ficar e uma pessoa de contato. Como eu solicitei o visto sem passagem comprada e viagem organizada, coloquei na primeira opção o endereço de um albergue que vi na net e gostei, e na segunda os dados do Museum of Modern Art. hahaha… isso mesmo, ele permite que você coloque informações de algum lugar que pretende visitar caso não tenha ngm em terras americanas esperando por você.

– preenchido o DS-160, pressione enviar o pedido e depois você precisa ir pra esse site -> http://usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/ss_country_welcome, pra imprimir o boleto e agendar a entrevista. crie o seu logon e se jogue.

– o processo de visto agora ocorrem em dois dias distintos e você não terá como fugir disso. atenção para os possíveis feriados e datas comemorativas, de olho no calendário.

– hoje em dia pode pagar a taxa até no cartão de crédito! eu fiz e funcionou.

– leia tudo o que precisa levar no dia e atenção aos documentos extras. eu levei também: minha carteira de trabalho, 3 últimos contra-cheques, 3 últimas declarações do Imposto de Renda (declaração + recibo), carnê do pagamento do meu carro (pra mostrar que tenho dívidas no país) e passaportes anteriores (eu já tinha tido um visto americano antes). originais e xerox’s de tudo, que é pra não correr risco. a foto não precisa mais levar porque tira lá na hora.

por questões pessoais eu escolhi Recife e tudo que falarei aqui não quer dizer que ocorrerá com você e, muito menos, que é assim em qualquer que seja o consulado, tá? estou narrando uma experiência pessoal e que aconteceu em Recife 🙂

– o primeiro dia é jogo rápido, pois o objetivo é coletar as impressões digitais e tirar a foto. mas atenção, não pode entrar com mala e o celular, só se estiver desligado. se você for direto do aeroporto pra lá, assim como eu, cuidado, deixe a mala no armário da loja de material de construção ao lado. mas ó, as malas não cabem então sugiro que você reze pra ser o turno da Dani!!! hahahaha…
– a espera é no sol mesmo. e só chamam o seu horário 30 minutos antes. pelo menos foi rápido e fui embora no horário que era pra tá sendo atendida. resumão: pegou sol na fila, mostrou o passaporte + DS-160 + confirmação da entrevista. desligou celular, passou no baculejo, mais fila, confirmação de dados (olho no olho, nada de olhar na cola do papel), outro guichê, confirma de novo os dados, cadastra as digitais, tira foto. tchau! tchau nadaaaa, deixa eu ver como ficou minha fotoooooo!!!! nem pensar!!! =/
– o segundo dia é chato! cheguei, esperei no sol (de novo! e dessa vez tava mais forte), peguei fila, mostrei documento, peguei mais fila, fiz amigos, reclamei do sol, mostrei documentos… ahhh!! q saco. confirmei digitais e…. entrevista! foi rápido, a moça era americana e falava com um sotaque engraçado. ela sorria muito e fiquei com medo de ser daquelas que te dizem “seu visto foi negado” com a cara mais serena do mundo. perguntas que eu já sabia que seriam feitas: – pra onde pretende ir?, – com quem?, – quantos dias?, – você trabalha?, – com quê?, – ganha quanto? PAUSA para digitar muitas coisas numa tela de computador que só ela vê o conteudo. logo depois de perguntar quanto você ganha!! é pra matar, né não? enquanto isso, no guichê (é, a entrevista é em pé, num guichê que mais parece aqueles que a gente compra o ingresso do cinema, e não fosse uma pequena barreira, você participaria da entrevista do seu vizinho) do meu lado esquerdo…… UM VISTO NEGADO! provavelmente, um mundo temporariamente desabado e um investimento perdido (ei, é caro! R$ 336,00 de visto + passaporte se você tiver que tirar um novo + passagens e hospedagem se na sua cidade não tiver consulado + dinheiros para gastar por lá porque ngm é de ferro e aproveita pra turistar, néam?). de repente a moça sorridente e que disse confiar em mim 2x como respostas às minhas fatídicas “tá tudo aqui, se a senhora quiser comprovar, moça”, fala pra mim “ok, seu visto foi aprovado!” UFAAA!!! isso mesmo, ela não pediu para ver nenhum dos 527 documentos que levei e ainda disse “tudo bem, eu confio em você” duas vezes. que bom, né? e que esperta! pode confiar mesmo, moça americana do sotaque engraçado e que sorri pra caramba :}
pronto!
cabô!
pode parar de suar e abrir o sorrisão =DDDD
mas ó, o passaporte com o visto (10 anos agora, eita lelê) só chega até 10 dias depois no endereço que você colocou no DS-160, viu?
boa viagem!!!!
Deixe aqui o seu comentário :)

